Bibliotecas Genealógicas

Os LDS (Later Days Saints) , SUD em português (Santos dos Últimos Dias), vulgo Mormons, chamam Biblioteca Genealógica ao espaço que disponibilizam dentro das suas instalações para efeitos de pesquisa genealógica. Em alguns casos é apenas uma sala com um leitor de microfilmes sem horário estabelecido e em outros casos a sala tem vários máquinas e alguma bibliografia funcionando de forma mais regular.

Foi em 2001 que comecei a frequentar a Biblioteca Genealógica da Av. do Aeroporto em Lisboa. Na altura requisitei os microfilmes que necessitava para a minha tese de mestrado e já que lá estava pedi também alguns da Madeira para iniciar a genealogia da minha mãe. Tive fases da minha vida em que ia lá todos os dias no entanto, no último ano só lá fui umas cinco vezes. Ultimamente estou mais preocupada em organizar a informação que já tenho e em terminar a pesquisa em alguns ramos do que em iniciar novas buscas. No entanto mantenho sempre o contacto até porque neste momento aguardo que cheguem os últimos filmes que pedi.

Polémicas à parte, o facto de uma única entidade se ter dedicado a microfilmar sistematicamente o registos paroquiais do todo o planeta é fantástico. Sem os Mormons nunca teria conseguido avançar tanto nas minhas pesquisas.Os microfilmes podem ser encomendados em http://films.familysearch.org/. Eu pessoalmente gostava mais do sistema antigo em que encomenda e o pagamento eram feitos na Biblioteca até porque este link está constantemente fora de serviço para manutenção. Assim que o microfilme chega o Sr. Cardoso telefona a avisar. O tempo de espera varia entre um e três meses, ou até mais se o filme vier de Salt Lake City.

Esperar, aguardar, estar na expectativa, ter paciência, perseverar de forma tranquila, ser constante: só assim se consegue fazer pesquisa genealógica. (A coisa vista por este lado não parece muito divertida pois não?)

Comentários

Mensagens populares