Macau

Fotografados, assim desta forma em Macau, estão o tio da minha avó paterna e a sua mulher. Este tio da minha avó foi para Macau durante o serviço militar e por lá ficou até morrer. Casou com uma macaense e segundo parece não deixou descendência.
Chamava-se Joaquim Cortes e era neto do primeiro espanhol da família que nasceu em Portugal. Nasceu no Vale de Santiago no dia 17 de Outubro de 1879 e foi baptizado no ano seguinte a 3 de Fevereiro.
Todos os meus tios se referem a ele como o capitão Joaquim Cortes no entanto nesta fotografia está apenas com as divisas de sargento.
Para mim existem três coisas que quero esclarecer:
1º Porque é que utiliza o apelido Cortes se o pai se chama Joaquim Inácio e a mãe Maria Luísa? ( Os avós são Sebastião Domingues, Ana Inácia, Manuel Jacinto e Maria Jacinta);
2º Houve ou não descendência em Macau?
3º De que forma morreu e onde está enterrado?
Consultei o Arquivo Histórico de Macau para tentar localizar a certidão de óbito mas o meu pedido foi recusado. Só me resta o Arquivo Geral do Exército para onde já enviei os dados necessários.
E se de repente tivesse primos em Macau????

Comentários

Anónimo disse…
era giro! mas parece que nao temos.
de herança, deixou um anelinho de ouro à sobrinha neta maria catarina, que ela perdeu com muita tristeza, ao deitar fora a água dum alguidar.
Joshua disse…
É pena! Tenho no entanto que dizer que gostei muito da história do anel e do alguidar. :)
Anónimo disse…
Quando vi a foto pela primeira vez pensei q fossem indianos hihi :P

Complexa
Joshua disse…
Complexa,
Realmente a fotografia está um bocadinho escura e depois...este meu antepassado de loiro é que não tem mesmo nada. :)
Anónimo disse…
tambem eu me intrigava.. e nunca obtie resposta.
no espaço rural aqui identificado, dentro da mesma família, há cerca de quarenta anos, ouvia, nunca o vi escrito, o sobrenome cortes, cortês e cortez.
Joshua disse…
A questão da origem do apelido Cortes nas suas diferentes grafias está ainda em aberto. Espero obter alguma luz com a Folha de Matrícula que pedi ao Arquivo Geral do Exército. O apelido, tanto quanto sei até à data, iniciou-se na geração deste Joaquim Cortes uma vez que os seus antepassados não o usavam...

Mensagens populares