Caro Primo Obama

William I


Barack Obama

Existem algumas piadas ou frases típicas dos genealogistas com que me identifico e me fazem rir.Uma delas diz que um verdadeiro obcecado por genealogia começa toda a sua correspondência com "Querido primo, não me conheces mas...." Por acaso não é meu hábito começar as cartas assim. Só os e-mails! LOL É verdade! Já comecei alguns assim e agora tenho mais um para escrever. Alguém tem o endereço electrónico do Barack Obama?

Tudo começou com aquela história do Obama descender de Guilherme I, O Conquistador, Rei de Inglaterra. Esta afirmação que li em vários sítios dedicados à Genealogia fez logo tocar as campainhas da minha memória. Curiosamente veio-me logo à cabeça toda a ascendência do meu antepassado que descende também de Guilherme I coisa que me deixa sempre perplexa porque consigo fazer este brilharete e depois tenho muita dificuldade em recordar o nome dos meus colegas de trabalho. Ainda bem que trabalho num local em que é obrigatório andar identificado só assim tenho sido poupada a alguns embaraços. Costuma dizer-se que um viciado em genealogia tem sempre em mente nomes como Sancho, Urraca ou Godofredo mas não se consegue lembrar do nome do cunhado. Não poderia ser mais verdadeira esta piada.

Eu descendo, pela minha linha materna, de João Drummond que nasceu na Escócia e passou à Madeira onde obteve uma sesmaria em 1430. Reza a história que manteve a sua identidade secreta sendo conhecido apenas por João Escórcio e que só a revelou na hora da morte. Foi o seu filho também João que fez petição ao então Rei de Portugal para o usar as armas da família. O Rei de Portugal informou-se com o Rei da Escócia e a coisa lá se resolveu. Eu descendo de duas das suas filhas: Isabel e Beatriz.

João Drummond era filho de Sir John Drummond, o irmão de Anabel mulher do Rei Ricardo III da Escócia, e de Elizabeth Sinclair. Por linha paterna descende do Rei András I da Hungria (c.1014) e pela materna de Robert II da Escócia e de Guilherme ( William) I de Inglaterra.

O Rei William I, O Conquistador, teve vários filhos e eu descendo de dois: Henry I, Rei de Inglaterra (c.1068) e Gundrade de Normandie (c.1044).

A Gundrade é a antepassada que eu e o mais recente presidente dos USA partilhamos.
Já sei que parece tudo muito distante. Mas o que são quase mil anos na história da criação do mundo? Nada. Pouco mais que um segundo.

Assim sendo: "Dear cousin, Barack Obama, you don´t know me , but..." :)

Comentários

Hjosue disse…
Impressionante as ligacoes que consegues fazer! Eu mesma quero escrever ao Primo Obama :)
Joshua disse…
And I ain't gonna stop you, girl!
:-)

Mensagens populares