Os meus Malveiros

Eu descendo de três ramos de Malveiros para os quais ainda não consegui encontrar um tronco comum.
A mãe do meu bisavô Francisco Malveiro chama-se Maria Bárbara e o pai dela era outro Francisco Malveiro e estavam estabelecidos na zona de Santa Luzia. O antepassado mais antigo que tenho deste ramo é Maria Malveira que casou em Ourique-Vila com José Rodrigues em 1712.
A mãe desta Maria Bárbara também era Malveiro! Chamava-se Bárbara Jorge e o avô paterno dela era Bartolomeu Jorge Malveiro. Curiosamente neste segundo ramo o ascendente mais antigo que encontrei até agora é também uma Maria Malveira desta feita casada com Domingos Rodrigues também de Santa Luzia. Dada a coincidência de nomes e de localidade estou convencida que se trata dum mesmo ramo e penso que assim que tiver tempo para mais umas pesquisas no ADBeja vou encontrar o tal antepassado comum que falta.
O terceiro e último ramo que descobri é o ramo a que pertence a mulher do meu trisavô Josué. O Josué que deu o nome a este blog e que aparentemente mantinha um diferendo com os Malveiros era ele próprio casado com uma Malveira! Será que tinha conhecimento deste facto e daí derivaria essa hostilidade? O nome dela era Jacinta Maria e descendia por parte de pai dos Malveiros da zona de Santiago do Cacém. Tenho como ascendente mais antigo nesta linha Domingos Malveiro casado com Luzia Jorge. Mais um Jorge associado a um Malveiro...Quando tiver tempo conto passar pelo ADSetúbal para investigar um pouco mais este ramo que seguramente irá entroncar nos outros dois. Até lá vou organizando as ideias!

Comentários

patrice disse…
então devemos ser parentes, também eu sou malveiro, e o meu bisavô era do gavião, uma terrinha perto de sta luzia. pensei mtas vezes investigar a familia, mas até hoje ñ tomei essa iniciativa. vou pedir mais informações à minha mãe.
cumprimentos, Patricia
Joshua disse…
Olá Patricia,
Com essas indicações provavelmente seremos mesmo parentes. Se poder diga-me o nome do seu bisavô. Talvez consiga assim confirmar o parentesco.
Andreia Malveiro disse…
Olá meu nome é Andreia Malveiro, o meu avô chamava-se Manuel de Brito Malveiro, e era proveniente de Ourique, nunca soube qual era a origem da nossa família, se souberem algo mais aprofundado por favor digam-me!
Joshua disse…
Olá Andreia,
Muito provavelmente seremos parentes.
Se quiser pode sempre enviar-me a data de nascimento do seu bisavô e o local para que possa verificar.
O meu mail é ajosue@gmail.com.
Um abraço.
Laura disse…
Adorava dizer-te a data de nascimento certa do meu avô, mas foi em Novembro de 1926, vou tentar saber mais detalhes depois digo-te! O mau mail é andria.malveiro@gmail.com.

Muito Obrigada
Beijinhos
Joshua disse…
Olá Andreia,
Tudo bem?
Com esses dados já devo conseguir localizar a certidão de nascimento do teu avô, no entanto com a data correcta é mais fácil.
Tens a certeza que foi em Ourique que nasceu?
Bjo,
Ana
Laura disse…
Olá Ana,
sim aparentemente em Aldeia dos Palheiros!
Obrigada pela tua ajuda!
Beijos
Andreia
ivone disse…
Olá Ana,
também estou ligada a um Malveiro.o meu marido é Malveiro e é de Reliquias,concelho de Odemira.Não sei nomes mas os avós paternos do meu marido viviam no Gavião.
Se souber alguma informação que me possa dar agradeço.
Cumprimentos

o meu mail é:miacmalveiro@sapo.pt
Joshua disse…
Olá Ivone,
Obrigada pelo seu comentário. Seguramente seremos parentes mas para o assegurar teria que saber mais sobre os antepassados próximos do seu marido. Qualquer coisa que precise o meu email é ajosue@gmail.com.
José Pereira disse…
Olá Patricia
Olá Ivone
Um pouco fora de tempo, mas depois de consultar a Ana Josué, descobri a geração dos Malveiros de Relíquias-Monte do Gavião.
Mandem email para jpmg6767@gmail.com
Um abraço
José Pereira Malveiro

Mensagens populares