O apelido Malveiro

Ou Malveira, numa versão mais antiga. Depois de algumas pesquisas e de trocas de informação com outros investigadores interessados na origem da família Malveiro chegámos à conclusão que a origem toponímica do nome será a mais plausível. Afinal que outra explicação se poderá encontrar para a presença do apelido em extractos sociais tão diferentes no mesmo período temporal? No entanto a questão prática que se coloca é: qual foi a terra ou o lugar de origem deste apelido?
A primeira hipótese é o Monte dos Malveiros que se situa na freguesia de Santa Luzia concelho de Ourique. Na zona deste Monte abundam os indivíduos com este apelido. Eu própria descendo de alguns desta mesma freguesia. E neste caso existirão várias famílias que não partilham obrigatoriamente um antepassado comum.
A segunda hipótese defende a origem na Malveira da região saloia. Parece que os lisboetas chamavam Malveiros aos habitantes da Malveira e Saloios aos habitantes da região de Sintra, Mafra ou Caneças.
A terceira e última hipótese refere a existência de uma povoação espanhola chamada Malva de onde seriam originários os Malveiros e baseia-se no facto da colonização pós conquista cristã se ter feito de norte para sul o que explicaria que alguns naturais de Malva descesse até ao sul de Portugal e fossem apelidados de Malveiros.
Há no entanto registo de um Malveiro em Évora entre 1430-1450 e em Panóias existia uma família desse apelido no século XVI. Depois desta data são vários os registos de indivíduos com este apelido na zona do Algarve e do Litoral Alentejano predominando ainda nos dias de hoje no sul do país.

Comentários

DinisRomao disse…
Bifa Es a maior
Lovin It!!!!!

Mensagens populares