Não sou preta nem judia!

Existe um livro muito interessante de Amílcar Paulo intitulado Judeus Secretos. Nesta obra ele faz uma recolha dos indícios da presença judaica em Portugal. No Alentejo encontrou uma quadra popular que diz assim:

Mandaste-me perguntar

De que gente precedia

Eu mandei-te de resposta

Não sou preta nem judia

Ainda tentei encontrar o livro para contextualizar melhor mas não o encontrei. Provavelmente não o tenho porque o requisitei numa biblioteca pública qualquer. Tenho por hábito já há alguns anos requisitar tudo o que encontro sobre estes dois temas, escravos e judeus, sempre que me inscrevo em alguma biblioteca nova. Se estivesse aqui a minha tia A. diria que este meu comportamento obsessivo tem por base a "voz do sangue" mas na verdade o interesse por estas temáticas é anterior à prática da genealogia... Dos livros que requisito vou tirando notas em caderninhos que me vão servindo para isto e para aquilo...
Quando encontrei esta quadra de novo não pude deixar de sorrir. Logo eu que agora sei que por parte paterna, alentejana, tenho uma gota ou umas gotas de sangue africano e do lado da minha mãe, madeirense, tenho muitos antepassados de origem judaica convertidos ou não ao judaísmo...

Parece que era então muito importante descartar estas duas ascendências! Será que ainda é importante hoje em dia? :)


Comentários

Anónimo disse…
Também li esse livro, há muitos anos. Encontrei-o na biblioteca pública da Batalha, numa altura em que começava a devorar tudo o que fosse literatura judaica. Eram poucos os livros que conseguia encontrar. Os Judeus Secretos de Portugal, de Amílcar Paulo foi um desses livros.

Mensagens populares