Rianço

Por mais voltas que dê e mais pesquisas que faça ainda não consegui descobrir a origem deste apelido. É um dos meus quebra-cabeças genealógicos. O primeiro Rianço ( Reanso) surge do nada em 1813 data em que nasce e é baptizado em Panóias como José filho de Joaquim Guerreiro e de Isabel Jacinta. Pesquisei até aos bisavós da mãe e o apelido não volta a surgir. Os avós paternos também não usam este nome. Curiosamente todos os Rianços da actualidade que eu contactei descendem deste José Joaquim o que me levou a pensar que estaria na presença de uma alcunha que se transformou em apelido. No entanto ainda não esgotei nem os contactos nem o assunto. Vou tentar agora encontrar o casamento do meu primeiro Rianço, José Joaquim, para averiguar se à data do seu casamento já se chamava assim.


De Panóias houve um ramo do qual descende a minha avó que passou à Aldeia dos Elvas em Messejana concelho de Aljustrel onde vivem ainda alguns nos dias de hoje, todos meus primos. Qual será a origem do nome desta aldeia?


Nos documentos mais antigos o apelido surge na forma Reanso e é assim que o vou encontrar escrito no censos americano de 1800. Aparecem vários agregados familiares com este apelido sem que se indique a proveniência das pessoas. Nos USA este apelido é considerado uma variação do apelido Reano de origem espanhola. Será essa a origem do apelido e não uma alcunha?

Comentários

Metódica disse…
Não poderá ser o caso de o individuo não ter gostado do apelido e ter dado ao filho um outro apelido de familia....
Ao que sei no passado isso era possivel...
Joshua disse…
Pois é Metódica. Isso até é possível no entanto se assim fosse eu iria encontrar algum antepassado com o apelido Rianço nas gerações anteriores e não encontrei...
Carla disse…
Olá boa tarde, o meu nome é Carla Sofia Nobre Rianço, sou filha de Manuel Maria Bangola Rianço, que reside em Messejana e nasceu em Aldeia dos Elvas, sei que o meu avó paterno se chamavam, Manuel Francisco e faleceu em 1975, era filho de Maria Francisca Rianço e António Inácio, a minha família é toda de Aldeia dos Elvas, neste momento moro em Aljustrel, mas vou todas as semanas a Beja, também tenho curiosidade em conhecer o nome dos meus antepassados, e pelo o que estou vendo a nossa família está ligada de certeza, como não tenho datas dos meus trisavós, gostaria de lhe perguntar se por acaso já lhe surgiu o nome de Maria Francisca Rianço? Caso queira que procure alguma informação em Beja,e em caso de necessidade de contacto aqui fica o meu mail karla_rianco@hotmail.com

Mensagens populares