O avô da prima Célia

É certo e sabido que quem conta um conto acrescenta um ponto mas também é uma realidade que as histórias antigas que circulam nas famílias têm sempre um fundo de verdade. Se é mais fácil comprovar esses relatos em famílias com pergaminhos porque existe mais documentação ( pesquisas genealógicas já realizadas, testamentos, correspondência vária, relatos da história, etc.) não quer dizer que seja impossível fazê-lo para famílias de gente simples como foram os pais do avô da Célia que eram à altura do nascimento desde, em 1916, rendeiros no sítio do Calço na freguesia de Abela, concelho de Santiago de Cacém.

O avô da Célia foi registado no dia 28 de Outubro de 1916 e foi-lhe "pôsto o nome completo de", reparem na ironia, Manuel Francisco.
O avô Manuel Francisco contava que o seu pai se tinha apaixonado por uma mulher já com seis filhos mas que era tão bonita que ele acabara por se casar com ela. Não encontrei provas da mãe do avô Manuel Francisco ser mais bonita do que seria normal mas, alguma coisa teria, era 15 anos mais velha do que o marido. Nota mental: dar mais atenção ao colega mais novo do que eu 10 anos que já me convidou n vezes para almoçar!;-)

E é aqui que entra a convicção de que a Célia, que conheci via Facebook, é mesmo minha prima: o bisavô dela chamava-se Francisco Joaquim Rianço e era natural de Messejana e quase que poderia apostar da Aldeia dos Elvas. Todos os Rianços que conheço e vou descobrindo descendem de José Joaquim nascido em 1813 em Panóias e de Maria Isabel nascida em 1817 em Castro Verde que se fixaram na Aldeia dos Elvas. Este meu enigmático antepassado José Joaquim a dada altura aparece nos paroquias com o Reanso acrecentado, sabe Deus porquê pois não tem nenhum ancestral com esse nome, alcunha? que passa às gerações seguintes em forma de apelido até aos dias de hoje.

Teremos então, a Célia e eu, como trisavô comum Francisco Joaquim Rianço que terá casado em segundas núpcias com Joaquina Maria com quem teve Francisco Joaquim Rianço nascido cerca de 1887, pai do avô Manuel Francisco. (Certezas só quando receber a certidão que pedi para o Arquivo Distrital de Setúbal, que espero que seja conclusiva...porque se tenho que recorrer ao Arquivo Distrital de Beja terei mesmo que lá ir porque não enviam nada não certificado.)
Eu descendo do filho do primeiro casamento com Mariana Guerreira, Joaquim António Rianço pai da minha avó Catarina, os dois retratados aqui e é deste ramo que descendem quase todos os Rianços que conheço.
O Nelson, que também é primo, descende de António Francisco Rianço, irmão do Joaquim António Rianço ambos filhos de Francisco Joaquim Rianço.

É confuso, eu sei...mas é super interessante perceber onde encaixam no puzzle todas a pecinhas Rianço que consigo encontrar.

Comentários

Nelson disse…
Ana, parabéns uma vez mais pelo seu trabalho...dá gosto ler parece poesia!
Obrigado
Joshua disse…
Bondade tua Nelson...
:)
Eu é que agradeço.
Anónimo disse…
Olá boa tarde, o meu nome é Carla Sofia Nobre Rianço, sou filha de Manuel Maria Bangola Rianço, que reside em Messejana e nasceu em Aldeia dos Elvas, sei que o meu avó paterno se chamavam, Manuel Francisco e faleceu em 1975, era filho de Maria Francisca Rianço e António Inácio, a minha família é toda de Aldeia dos Elvas, neste momento moro em Aljustrel, mas vou todas as semanas a Beja, também tenho curiosidade em conhecer o nome dos meus antepassados, e pelo o que estou vendo a nossa família está ligada de certeza, como não tenho datas dos meus trisavós, gostaria de lhe perguntar se por acaso já lhe surgiu o nome de Maria Francisca Rianço? Caso queira que procure alguma informação em Beja,e em caso de necessidade de contacto aqui fica o meu mail karla_rianco@hotmail.com
Joshua disse…
Olá Carla!
Somos seguramente parentes no entanto, Maria Francisca Rianço não consta na minha base de dados.
Tenho um Manuel Francisco só que morreu em 1982...
:|
Estive em Beja na sexta-feira a fazer umas pesquisas no arquivo para tentar perceber o antepassado comum com a Célia de que falo aqui.
:)
Agradeço a sua ajuda em Beja, acho que vou precisar até porque tenho que encontrar a nossa ligação.
Um abraço.
Anónimo disse…
Boa Tarde,
O meu nome é João Catarino, e sempre me fez alguma confusão porque é que tinha um tio cujo apelido era Rianço, e todos os outros eram Catarino. Por outro lado, os primos de meu pai eram Rianço (localidade de Abóboda/Cascais) o mais conhecido chamava-se Natael Rianço (https://redesocialcascais.net/respostassociais/centro-de-convivio-natael-rianco/).
Julgo que também, existe outro ramo dos Rianço, primos do meu pai, cujo apelido é "Cortez".
Quando questionei um do meus tios, do porque dessa diferença, ele relatou que o meu avô chamava Carlos, e o pai dele (Bisavô) tinha o nome de Carlos Rianço e era casado com Catarina Rianço (Bisavó). Os meus avós residiam em Colos, e o meu pai e tios são todos de Colos.
Cumprimentos
Joshua disse…
Boa tarde João. Também sempre me fez confusão esse saltitar de apelidos. No entanto era assim nessa época por diferentes motivos. Podemos falar sobre isso se lhe apetecer. Há sempre uma explicação! 😊
De qualquer modo, se o seu avô se chamava Carlos Catarino, a sua avó seria Idália Maria? Caso assim seja o seu avô seria irmão da minha avó Catarina Maria, todos de Colos. Somos, pois, primos.
Tenho muitas falhas de dados dos Catarinos na árvore genealógica que tenho andado a fazer. Talvez me possa ajudar. Deixo aqui ficar o meu email ajosue@gmail.com.
Obrigada e um abraço.

Mensagens populares