Genealogia espontânea


Todos os dias e por causa do meu trabalho contacto com muitas pessoas quase todas estrangeiras e/ou imigrantes em Portugal.

Muitas são as surpresas diárias, as pessoas são todas diferentes e as situações que apresentam também, mas depois de algum tempo dificilmente fico mentalmente boquiaberta com aquilo que vejo ou oiço.

Há no entanto uma situação que me apanha sempre desprevenida, que ocorre de forma recorrente e que me diverte bastante. Quando menos espero há alguém oriundo daqueles países em que se fala português que depois do diálogo habitual que se estabelece decide atribuir-me outra nacionalidade que não a portuguesa. Nunca percebi porquê mas nestes casos partem do princípio de que sou de Cabo Verde!

Na sexta-feira passada teve mesmo muita piada porque se passou com um guineense que não desistiu quando lhe disse "que não, que não era cabo-verdiana, que era portuguesa...". Retorquiu logo "Está bem, você nasceu cá, mas a sua família é de lá." e, ainda acrescentou de forma a me incentivar a confessar as minhas origens que ele próprio era português mas também guineense pois toda a família era originária da Guiné Bissau. Lá lhe expliquei que não, (logo eu que conheço bem a minha ascendência!), mas não desistiu e acabou por dizer "Não é, mas podia ser!" e lá foi a olhar-me de soslaio muito pouco convencido.

Foi só mais um episódio da chamada genealogia espontânea...

Comentários

Unknown disse…
Ana!!!Não paras de me surpreender!!Sempre pela positiva!!Beijos
fany disse…
Ana!!!Não paras de me surpreender!!Sempre pela positiva!!Beijos
Joshua disse…
Fernanda,
Obrigada.
Abracinhos

Mensagens populares